representação de estudante afetado pelos prejuízos de não estudar corretamenteVamos começar falando dos prejuízos de não saber estudar corretamente. O intuito desse post, não é te desanimar… Muito pelo contrário. Caso você não saiba como estudar corretamente, quero que esse artigo lhe conscientize dos prejuízos que isso pode te causar e lhe estimule a melhorar. Afinal, nós estamos aqui pra te ajudar nisso!

Prejuízos de não estudar corretamente

 

1. Perda de tempo

Quase todos os estudantes gastam pelo menos 20 mil horas sentados em uma cadeira dura na escola e saem dela sem ser bons em coisa nenhuma. Se você souber estudar corretamente, você irá tornar esse tempo muito produtivo e poderá se tornar um expert na área que você mais gosta.

2. Sentir-se inútil

Segundo Malcolm Gladwell, para você se tornar muito bom em alguma coisa você precisa dedicar-se a esse seu interesse por pelo menos 10 mil horas.  Mas se você não souber estudar corretamente, mesmo após essas 20 mil horas que eu citei aqui em cima, você mal será capaz de tirar uma boa nota no Enem ou ser aprovado no vestibular/concurso que você tanto sonha.

3. Ficar fora do mercado de trabalho

Se você não souber estudar corretamente, você não terá habilidade alguma que seja atrativa para o mercado de trabalho, pois o que acontecerá com você é o que acontece com a grande maioria dos estudantes universitários — você estudou, mas não aprendeu, não se diferenciou…

4. Ser mal remunerado

Se você não souber estudar corretamente a sua remuneração será nivelada por baixo,  tal como a remuneração da quase totalidade dos brasileiros. Afinal você será só mais um cara que passou pela escola sem ter aprendido aquilo que era importante de verdade e que precisava mesmo ser aprendido.

5. Irá sentir-se desatualizado

Não sendo muito bom em nada, tendo apenas a formação medíocre que a escola e a faculdade te fornecem, você terá muitas dificuldades para aprender todas as novidades que a vida nos impõe. Se você não viver no futuro hoje, amanhã você estará no passado.

6. Terá maus resultados

Se você não sabe estudar corretamente, quando tiver que aprender qualquer coisa nova, seu esforço sempre será muito grande e seus resultados muito baixos.

7. Ter baixa auto-estima

Por causa de todos os itens já citados acima, você achará que você não tem capacidade para aprender mais nada e sua auto-estima irá para o fundo do poço.

8. Falta de reconhecimento

Você nunca terá o reconhecimento de quem quer que seja, se as suas habilidades nunca ultrapassarem a média do que todo mundo sabe por aí.


Meu amigo, isso é o que ocorre com quem deixa para aprender o que gosta sempre para o dia seguinte. Não opte por se tornar bom em alguma coisa apenas depois que começa a ganhar dinheiro com aquilo que odeia.

Essa é a fórmula certa para dar tudo errado.

95% das pessoas fazem isso. Não cometa o mesmo erro!

Estudar só é chato, porque você sempre foi obrigado a estudar o que você não gosta.vNa escola só te deram livros chatos para ler, por isso ler ficou sendo algo chato.

Outro erro cometido pelas escolas é o seguinte:

Aprender é algo que está associado com a possibilidade de errar. Só aprende quem erra. Mas se você errar na escola, você recebe notas baixas, é ridicularizado e punido.

Acontece que eu não estamos aqui para arrumar a escola.

9. Quer saber COMO MELHORAR?

Estamos aqui para te ajudar a estudar corretamente. Portanto, descubra o que você gosta de fazer. O nosso post sobre As 4 Habilidades do Estudante Bem Sucedido podem lhe ajudar!

Depois disso, estudar vai virar a mais pura diversão. Sobretudo porque aprender é a atividade mais natural que o ser humano pode desenvolver sem qualquer esforço.

Agora que você já conhece os prejuízos de não saber estudar, clique aqui para ler os Benefícios de se estudar corretamente.

Aprenda para ser livre. Aprenda e estude para ser você!

 


Rubens Sampaio PhD
Rubens Sampaio PhD

Autor de 3 livros na área de Aprendizagem, Rubens foi vencedor de 5 prêmios nacionais de monografia e aprovado 4 concursos públicos federais no curto período de 7 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.