1) Estudar na véspera? Nem pensar.

No máximo, revise algumas anotações ou reflita sobre algum tema que possa cair na redação. Faça isso somente se você estiver disposto: sem sono, sem sede, sem fome, sem desânimo. Caso contrário, vá descansar e se recuperar para amanhã.


2) Tema da redação:

Pode ser uma boa hora para revisar anotações ou ler duas ou três notícias recentes sobre assuntos importantes que você queira relembrar e acha que pode cair na prova.

A grande vantagem dessa orientação é que, se você der a sorte de acertar o tema, você pode, simplesmente, chegar com a sua redação praticamente pronta e estruturada, já na sua mente.


3) Faça ser divertido!

Pense que uma breve reflexão de 25 minutos hoje, pode fazer você tirar a redação nota mil amanhã. Interessa?

A música pode ajudar você nisso, sim. Mas é preciso saber escolher o tipo de música correta, que o matenha na Z.I.F.O. (Zona Individual de Funcionamento Ótimo). Eu recomendo música barroca (Canon em D, de Pachelbel é excelente!). Outra ideia é testar as chamadas brainwaves.

A Z.I.F.O. (Zona Individual de Funcionamento Ótimo) é tema da Semana da Semana do Foco e Concentração nos Estudos e pode ajudar você a performar melhor na prova do Enem.

> Assista 4 Vídeos gratuitos para ajudá-lo na sua preparação (Últimas horas para assistir!)









 


4) Durma muuuito!

E de preferência, no silêncio e no escuro.

Pesquisas demonstram que se você dormir bastante antes da prova (cerca de 10 horas ou até mais horas, por exemplo), isso funcionará como um dopping natural para a sua mente performar melhor amanhã.


5) Não reduza suas horas de sono!

Falo isso em todos os meus cursos, falei isso na Semana do Foco, falo isso em Hangouts, em Lives, no meu ebook, em todo o lugar! Deve ser porque eu acho isso bem importante, não é? Reduzir as horas de sono para estudar mais é pura ilusão. Principalmente, na véspera do seu exame!


6) Recupere-se no dia anterior!

Alimente-se bem. Coma alimentos leves e beba bastante água.

 

Espero que essas dicas ajudem você a sentir-se mais preparado para amanhã.

 

Um grande abraço e Bons Estudos!


Rubens Sampaio PhD
Rubens Sampaio PhD

Autor de 3 livros na área de Aprendizagem, Rubens foi vencedor de 5 prêmios nacionais de monografia e aprovado 4 concursos públicos federais no curto período de 7 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.