Você pode estar se perguntando se realmente existe uma fórmula de como estudar para concurso público. E eu posso afirmar para você que a fórmula para a aprovação está na sua dedicação e que com algumas dicas de técnicas de organização do estudo e preparação, você pode sim se dar bem!

O intuito deste post é incentivar você que quer um lugar ao sol no que acredita ser o paraíso do setor público. Uma área tão desejada que faz com que milhões de brasileiros se candidatem por ano para as vagas em órgãos federais, estaduais e municipais. Embora, aprender como estudar para concurso público?

como estudar para concurso Talvez você já tenha pensado que precisa saber como estudar para concurso, mas não levou adiante porque não sabia como fazer. Ou talvez você tenha começado, estudou uma apostila para um concurso, não passou e desistiu, mas a ideia de voltar nunca saiu da sua cabeça. Ou talvez você já tenha passado em um concurso e queira voltar a estudar para outro. Seja qual for sua condição, espero que com conteúdo interessante, este post sobre dicas técnicas de como estudar para concurso possa contribuir de alguma maneira positiva no seu trajeto.

Separei algumas dicas importantes entre tantas outras, de como estudar para concurso público e que são importantes para você se preparar.

Vamos lá!

  1. Encontre a sua motivação.

Muitos candidatos não conseguem levar adiante o estudo para concursos porque não encontraram sua real motivação. Muitos optam por um bom salário e estabilidade, mas importante mesmo é você encontrar um cargo que realmente goste, olhar pra dentro de si e encontrar o que realmente te motiva a passar em um concurso. Sem motivação, certamente não conseguirá manter a disciplina e prosseguir.

  1. Jamais estude de véspera.

Nada de desculpas para ficar adiando os estudos. Quem estuda de véspera não fixa o conteúdo. E estudar com antecedência, com horários de estudo e organização é uma dica preciosa de como estudar para concurso.

  1. Jamais dê prioridade ao estudo de matérias “mais fáceis”.

As disciplinas básicas nunca devem ser esquecidas. Jamais abra mão de uma matéria que considera “mais difícil”. Todas as matérias são importantes, por isso, mesmo que goste mais de uma área do que outra, evite focar só nas suas preferidas.

  1. Faça um planejamento de estudos.

É preciso se planejar!

Quem tem um horário de estudo não se perde na organização do seu tempo. Isso sim é estratégia contra o desperdício de tempo. Você também deve fazer revisão dos estudos antes de começar um novo conteúdo, este procedimento ajuda a fixar o conteúdo, faz com que você ganhe tempo na véspera da prova e faz com que você fixe a matéria para sempre.

  1. Faça uma simulação da condição do concurso.

Treine! Simule a situação do dia da prova, como o tempo para responder as questões, sob condições similares ao do concurso.

Gostou das dicas? Espero que elas ajudem você em como estudar para concurso público de uma maneira mais eficiente.

Quer encontrar muitas outras dicas? Baixe de graça o Guia Definitivo da Aprovação Rápida Em Concursos Públicos.


Rubens Sampaio PhD
Rubens Sampaio PhD

Autor de 3 livros na área de Aprendizagem, Rubens foi vencedor de 5 prêmios nacionais de monografia e aprovado 4 concursos públicos federais no curto período de 7 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.