É verdade o que diz a teoria das 10 mil horas?

Um campeão internacional de Xadrez tem que se dedicar pelo menos 10 mil horas ao Xadrez para ser um grande enxadrista.

O mesmo acontece com um pianista, um jogador de basquete, um engenheiro famoso, um arquiteto, um grande cirurgião ou um grande advogado. Qualquer profissão, qualquer atleta, qualquer artista, para alcançar a excelência na sua área, ele precisa gastar pelo menos 10 mil horas da sua vida fazendo aquilo que é sua PAIXÃO.

Talvez isso não seja uma grande novidade pra você, mas agora vem o grande problema de todos nós. 

Desde o início  do ensino fundamental até o fim da sua faculdade, você terá gasto mais de 20 mil horas e continuará sem ser bom em nada, pois ainda não saberá fazer nada de um jeito excelente!

A escola te ocupa por mais de 20 mil horas e quando você sai da faculdade, você continua um perfeito incapaz. Você ainda precisar fazer estágio disso ou daquilo, ter 2 anos de experiência para um emprego ruim qualquer e por aí vai.

Se você fizer a faculdade de Direito, você nem poderá exercer a profissão, porque ainda precisará fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. E hoje tem gente que depois da faculdade ainda precisa fazer 3, 4, 5 anos de cursinhos preparatórios. Ou seja, mais 5 mil horas de estudo só no cursinho… e muitas vezes, continuam não sendo bons em nada.

É muito triste saber que eu passei por isso. Meus filhos passaram por isso.

E talvez você tenha passado pela mesma tragédia escolar.

Infelizmente, viver isso é quase inevitável.

Mas dá para evitar.

Para ser um gênio em qualquer coisa, você não precisa de talento. Você precisa de apenas 10.000 horas.

Só que a escola imbeciliza, estupidifica, nos emburrece a todos nós.

A escola enterra nossos sonhos, nossas paixões, nossos talentos e nos submete a um processo de homogeneização extremamente cruel.

Mas ela faz isso devagarinho e a gente mal percebe o que está acontecendo.

E lá na escola nós gastamos 20.000 horas da nossa vida.

Isso mesmo.

Para se tornar um gênio precisamos de 10.000 horas de prática e aperfeiçoamento.

Para nos emburrecer a escola gasta 20.000 horas.

O que aconteceu com você?  Você fez o caminho das 10 mil horas ou das 20 mil horas?

Resumindo:

  • Você precisa de apenas 10 mil horas de estudo para se tornar um gênio;
  • 99% das pessoas passam 20 mil horas estudando e não são boas em nada!

Quanto desperdício!

Juventude, combustível, material escolar, mensalidades… tudo vai pro ralo!

Quanto tempo você terá deixado de fazer algo que gosta, para depois sair da escola sem aptidão alguma? Muito mais do que 10 mil horas de estudo, com certeza.

Por isso, aprender a aprender é tão importante!

Para aprender da forma correta e não fazer parte dessa grande massa de estudantes desorientados, você precisa ter um projeto de vida e técnicas de estudo corretas… Somente isso dará direção, não somente aos seus estudos, mas a sua vida como um todo.

 

O que um projeto de vida tem a ver com a minha aprendizagem?

Simplesmente TUDO.

Não ter um projeto de vida é a causa de um dos maiores problemas dos estudantes brasileiros que é a falta de foco, concentração e motivação para estudar. Sem um projeto de vida, tudo fica entediante. Sem um projeto de vida, você não terá um viés de confirmação para tornar a sua aprendizagem magnética e focada.

O projeto de vida precisa englobar:

  •  O que você gosta
  • O que você é bom
  • O te remunera
  • O que é útil para o mundo

Se você relacionar esses 4 itens com o seu estudo, isso será, sem dúvida, um estímulo tremendo para que você mantenha-se focado, concentrado e motivado. Compreende?

No Curso Como Estudar, abordo esse assunto em profundidade.

Lá eu te ajudo a desenhar o seu projeto de vida…

Mas, ele é tão importante, que eu também disponibilizei parte desse conteúdo gratuitamente na página de matrícula do curso. Se você é estudante, esses são vídeos obrigatórios pra você.

Eles vão ajudá-lo a sentir-se mais orientado, motivado, focado e, consequentemente, atingir o seu objetivo mais rapidamente.

A melhor forma de aprender

Se o caminho para se tornar um expert exige 10 mil horas de estudo, a melhor forma de percorrer esse caminho é com prazer e satisfação… Tornar sua aprendizagem envolvente e divertida é a melhora forma de aprender. Por isso as crianças aprendem com tanta facilidade!

 

“Não existe tempo de estudo longo, existe tempo de estudo chato”

 

Se você gosta do que você faz, essas 10 mil horas irão parecer uma brincadeira de criança. Isso aumentará sua memória e sua concentração naturalmente.

Não é preciso ser um expert em aprendizagem para perceber isso. É só você olhar para a sua própria experiência…

Você já deve ter ido ao cinema e ficado concentrado por mais de 2 horas assistindo a um filme e nem percebeu o tempo passar… Isso prova que você é capaz de se concentrar quando está entretido, concorda?

Com o estudo, pode ser da mesma forma. Isso faz sentido?

No Método Como Estudar você vai entender como aplicar isso na prática para melhorar os seus estudos, além de ter muitas outras orientações sobre como se manter mais focado, concentrado e motivado na hora de estudar!

Se isso te motivou e te ajudou, compartilhe 😉

 


Rubens Sampaio PhD
Rubens Sampaio PhD

Autor de 3 livros na área de Aprendizagem, Rubens foi vencedor de 5 prêmios nacionais de monografia e aprovado 4 concursos públicos federais no curto período de 7 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.